Joelson

    Sou Joelson Silva dos Santos, graduado em Língua Portuguesa pela UFMT, pós-graduado pela UNIVERSO e FAS. Sou professor efetivo da rede estadual de Goiás e trabalho na Escola Dr. Jose Feliciano Ferreira como professor de Língua Portuguesa e no Colégio Dona Doquinha como dinamizador de LIE. Estou sempre buscando novos conhecimentos e novas metodologias para melhorar o aprendizado dos meus alunos.





CAMINHADA PELA AGUA


       No mês de março, a professora Silvia Maria desenvolveu um projeto que envolveu toda a comunidade escolar que foi o projeto “Água”, visando conscientizar os alunos e toda a comunidade sobre a importância da preservação da água.
       Foram realizadas palestras, pesquisas no LIE e confecções de cartazes com todas as salas de 6º ao 9º ano. O Ponto culminante e encerramento do projeto foi a realização de uma caminhada pelas ruas da cidade em direção à Prefeitura Municipal para entrega de um documento ao Prefeito, solicitando do poder Executivo, ações no sentido de preservar fontes naturais de água no município, em especial uma fonte bastante usada pelos moradores que é a “biquinha” fonte que está sendo assoreada e está perdendo seu fluxo de água.
      Nesta caminhada houve a participação de todos (direção, professores e alunos). Em frente a Prefeitura, diretora, professores e o Prefeito falaram ao publico presente sobre a importância da preservação das fontes de água natural no município e no mundo e foi feito a entrega do referido documento nas mãos do Prefeito Municipal.




ESCOLA ESTADUAL “DONA DOQUINHA”
PROFESSORA ORIENTADORA DO CURSO: MARIA DE FATIMA
ALUNO: JOELSON SILVA DOS SANTOS                                                     
BALIZA-GO Abril 2011
Atividade 3 - Unidade II

Hipertexto

Hipertexto é um texto não linear sem ponto fixo de entrada e saída, onde é possível inserir links, possibilitando a escolha pelo leitor de que tipo de caminho será percorrido pelo mesmo, construindo diversos significados mediante o tipo de leitura feita pelo leitor, assim não há limites, e sim diversas leituras dentro de um mesmo texto.

Hipermídia

É a reunião de várias mídias, ou seja, é o conjunto de várias linguagens diferentes como vídeos, músicas, texto, imagens, etc, que encontram-se em um mesmo suporte e que são interligados permitindo ao usuário uma interação simultânea entre textos, vídeos, sons e imagens.

Hiperlink

São estruturas da internet presentes nos hipertextos onde é possível fazer um acesso fácil e rápido as outras páginas. Ele é nada mais que um ícone possibilitando apenas a um click abrir outras páginas rapidamente e fazer conexão com outras paginas da internet.






Processo de elaboração da proposta de projeto do grupo.

Para elaboração da proposta de projeto, nos reunimos na Escola Estadual Dr. José Feliciano Ferreira. Durante o processo e elaboração do projeto houve muita discussão, pesquisa troca de experiências e diálogo. O grupo interagiu de maneira dinâmica e criativa. Puderam participar das discussões contribuindo com experiências práticas de modo que houvesse uma riqueza de informações na proposta em evidencia. Realizamos pesquisa em alguns sites como Portal do Professor, espaço de aula, interagindo com conhecimentos vivenciados anteriormente no decorrer do curso.
A prioridade das atividades do projeto teve como foco o aluno. Procurou inovar as práticas de ensino com referencia ao uso das tecnologias.
Houve também uma grande preocupação em considerar os conhecimentos prévios dos alunos, e os recursos tecnológicos existente na escola.
Priorizou reflexões em relação ao conteúdo trabalhado no considerando o interesse do aluno e a capacidade em adquirir certa habilidade na criação e produção de textos precisos. Trabalhar com projetos é uma experiência bastante interessante, especialmente quando o projeto trata-se de um ensino diferenciado.
Preocupamo-nos com a execução do Projeto de Aprendizagem, onde as questões seriam geradas a partir da curiosidade dos alunos, uma vez aguçadas pelo professor. Os alunos utilizariam as ferramentas tecnológicas de acordo com os programas conhecidos: Word, internet, Sites, desenhos e outros, para ilustrar os trabalhos e socialização na sala de aula.


Atuação do grupo no Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Ao longo do curso, o grupo teve uma boa participação, pois procuramos realizar todas as atividades propostas e compartilhando as experiências adquiridas. A realização das atividades, os debates e seminários foram momentos muito significativos que irão contribuir muito para nossa pratica pedagógica. Por isso, creio que a participação do grupo foi muito satisfatória.