Divina



"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." (Paulo Freire)

È com muita alegria que compartilho com vocês um pouco de minha experiência como educadora.
Eu me chamo Maria Divina de Siqueira, moro em Torixoréu – MT, sou licenciada em Pedagogia pela Faculdade Unida do Vale do Araguaia – UNIVAR, Especialista em Psicopedagogia pela UNIVALE e em Metodologia de Ensino pela UFG. Sou professora efetiva da rede Estadual dos Estados de Mato Grosso e Goiás. Trabalho como Professora da Educação Especial e em Goiás estou na função de Coordenadora. Eu sou uma pessoa que amo minha família e amo minha profissão, e por amá-la acredito muito na sua força transformadora e inovadora. A Educação pode e será um grande meio de melhorar a sociedade, as grandes inovações partem da Educação.




 CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e aprendendo com as TIC.

UNIDADEII – Internet hipertexto e hipermídia.

Professroa formadora: Maria de Fátima

Aluna: Maria Divina de Siqueira

ATIVIDADE 2

Quando entramos no mundo da Internet, para navegar, procurando sites que nos possibilitam informações sobre a Educação, logo de imediato fazemos à interação com referencias significativas que nos auxiliam em pesquisas, e com isso aprendemos e descobrimos como é interessante e fascinante este mundo virtual. A Internet é um lugar no qual podemos chegar por vias diferentes, e ficamos repletos de informações escritas, visuais, áudio entre outras que despertando gostos e prazer por interagir por ela. Este é um recurso que utilizo diariamente, pesquisando enviando e recebendo informações por meio de e-mails e outros.
O hipertexto por sua vez está conectado a internet, cria uma rede de conhecimento que a outros inúmeros caminhos e do compartilhamento de informações de diversos interesses. O trabalho desenvolvido com o hipertexto pode incentivar o aluno a pesquisa e a produção de texto com mais intensidade. O hipertexto como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem possibilita ao aluno um conhecimento atrativo, tornando a aprendizagem prazerosa. Quando o professor trabalha com hipertexto, os alunos agem num sistema de colaboração e aprendem por meio de diversas fontes de pesquisa.
Acessando as referencias especificas denominadas hiperlinks ou simplesmente links os alunos estarão fazendo uso da hipermídia. Os professores ao trabalharem com hipertexto, para suas funções pedagógicas, por meio deste recurso tornam as aulas mais colaborativas contando com benefícios na construção individual e coletiva do conhecimento. Trabalhar com o hipertexto você tem vários elementos interligados, formando uma rede de informações e conexões. Concluindo podemos dizer que estes três elementos estão interligados, um recurso que organiza conhecimentos.




    A partir de uma pesquisa interativa na Internet encontrei um artigo muito interessante para auxiliar em meu trabalho pedagógico e dos demais colegas, podendo fazer uso na seqüência didática. Este artigo apresenta:


10 dicas para melhorar uma aula


Aula teórica é um dos meios mais tradicionais e ineficazes de ensinar. Por si mesmo, ela não levará à aprendizagem ativa. Para uma aula teórica ser eficaz, o professor deve criar interesse primeiro, então maximizar o entendimento e a retenção, envolver os participantes durante a aula e reforçar o que está sendo apresentado. Existem algumas maneiras de se fazer isso.

CRIE INTERESSE

Uma estória para começar ou uma imagem visual interessante. Conte uma pequena história relevante, uma história de ficção, uma história em quadrinho, apresente uma imagem ou um gráfico que captem a atenção da audiência.

Um problema para dar início. Apresente um problema em torno do qual a aula será estruturada.

Uma pergunta anterior. Faça uma pergunta aos participantes (mesmo se eles tenham pouco conhecimento prévio) de modo que eles fiquem motivados a participar da sua aula para obter a resposta.

MAXIMIZE O ENTENDIMENTO E A RETENÇÃO

Títulos. Reduza os pontos principais da aula a palavras-chave que ajam como subtítulos ou como ajuda para a memória.

Exemplos e analogias. Dê idéias ou explanações da vida real durante a aula e se possível crie uma comparação entre o seu material e o conhecimento e a experiência que os participantes já tenham.

Apoio visual. Use data-show, pesquisa na internet no LIE e demonstrações que possibilitem aos participantes verem e não só ouvirem o que você está dizendo.

ENVOLVA OS PARTICIPANTES DURANTE A AULA

 Desafios momentâneos. Interrompa a aula periodicamente e desafie os participantes a dar exemplos dos conceitos apresentados até então ou a responder perguntas específicas.

Atividades ilustrativas. Através da apresentação, entremeie atividades breves que ilustrem pontos que você está abordando.

REFORCE A AULA

Aplicações. Apresente um problema ou uma pergunta para os participantes resolverem baseados nas informações apresentadas na aula.
Revisão. Peça aos participantes para reverem o conteúdo da aula um com o outro ou dê a eles um teste de auto-avaliação.

Obs: Fiz pequenas adaptações de material consultado no site do INAp (Instituto de Neurolingüística Aplicada).

O site contém muito material interessante sobre PNL (Programação Neuro Lingüística), assunto no qual estudo como hobby.
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Processo de elaboração da proposta de projeto do grupo.

Durante o processo e elaboração do projeto houve muita discussão, pesquisa troca de experiências e diálogo. O grupo interagiu de maneira dinâmica e criativa de todas as atividades produzidas. Puderam participar das discussões contribuindo com experiências práticas de modo que houvesse uma riqueza de informações na proposta em evidencia. Realizamos pesquisa em alguns sites como Portal do Professor, espaço de aula, interagindo com conhecimentos vivenciados anteriormente no decorrer do curso.
A prioridade das atividades do projeto teve como foco o aluno. Procurou inovar as práticas de ensino com referencia ao uso das tecnologias.
Houve também uma grande preocupação em considerar os conhecimentos prévios dos alunos, e os recursos tecnológicos existente na escola.
Priorizou reflexões em relação ao conteúdo trabalhado no considerando o interesse do aluno e a capacidade em adquirir certa habilidade na criação e produção de textos precisos. Trabalhar com projetos é uma experiência bastante interessante, especialmente quando o projeto trata-se de um ensino diferenciado.
Preocupamos-nos com a execução do Projeto de Aprendizagem, onde as questões seriam geradas a partir da curiosidade dos alunos, uma vez aguçadas pelo professor. Os alunos utilizariam as ferramentas tecnológicas de acordo com os programas conhecidos: Word, internet, Sites, desenhos e outros, para ilustrar os trabalhos e socialização na sala de aula.



Minha atuação e do grupo no Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Quando me escrevi para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, me senti muito motivada e interessada em aprender mais sobre o uso das tecnologias na prática pedagógica. Até este primeiro momento não possuía muita experiência com alguns programas interessantes disponíveis aos professores, conhecia mais os programas mais populares disponíveis na Internet.
Durante o curso senti muito interesse em aprender sobre novos recursos pedagógicos e contribuir com o grupo na realização das atividades e compartilhando das experiências adquiridas. Foram momentos muito importantes e significativos para meu aprendizado. Aprendi muito e esse aprendizado irá ser revertido para a prática pedagógica, contribuindo na aprendizagem dos alunos de maneira criativa e interessante.
Nos encontros presenciais houve muita interação com os colegas e diálogos, e as atividades por meio da participação no fórum também foram ambientes interativos e contribuiu para o aprofundamento das atividades proposta. Neste ambiente foram sanadas duvidas e esclarecimentos sobre as atividades propostas, assim foi acontecendo à aprendizagem.
O conteúdo que considerei muito importante foi o de acesso ao Portal do professor, no qual existem inúmeras experiências que podem ser compartilhada com os colegas, assim como também outros recursos didáticos interessantes e relevantes para a pratica pedagógica do Professor. O grupo conseguiu compartilhar experiência muito rica para nosso fazer pedagógico por meio do Curso das TICs.