Irene



Sou professora,mais atualmente estou como coordenadora,na Escola Estadual Dr.José Feliciana Ferreira,gosto muito do meu trabalho, estar entre alunos significar para mim,aprender sempre mais.Sou graduada em Pedagogia pela UNIVAR- Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.Tenho uma família linda que amo muito.


Escola Estadual "DONA DOQUINHA"
Professora Formadora do Curso Maria de Fatima
Aluna: Irene Araújo de Alcântara
Baliza-Goiás 2011

BANDEIRA DA PAZ


Aconteceram no mês de fevereiro de 2011, na Escola Estadual Dr. José Feliciano Ferreira mais um momento de reflexão sobre a PAZ. Neste dia aconteceu a chegada da Bandeira da PAZ.


Durante o tempo em que se fizeram presentes aconteceram, acolhidas por parte da escola com músicas,cantos coreografias ,vídeos ,teatro ,fantoches ,dança e muita animação envolvendo todos na dinâmica da promoção da paz nas escolas.



Neste evento todos participaram com muito entusiasmo juntamente com alunos e professores com muito sucesso, organização, alegria e animação que alcançou os objetivos propostos e além de tudo podendo deixar a todos uma mensagem de amor, carinho e muita paz. Encerrou com uma deliciosa galinhada.




Escola Estadual DONA DOQUINHA
Professora Orientadora do Curso: Maria de Fatima
Aluna:Irene Araújo de Alcântara
Baliza-Goiás,2011


O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertexto é um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de links que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que são disponibilizados para o uso da sociedade, que o denomina conforme a sua compreensão, que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor.
Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa pagina trechos de textos que se intercalam com referencias a outras paginas. Que divide um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando sua organização e compreensão.
O hipertexto tem como objetivo impulsionar o aluno à pesquisar e à produção textual.O hipertexto traz como vantagem construção do conhecimento compartilhado.
Naveguei e encontrei a página Editando Hipertexto de inicio fique preocupada e logo feliz por ter conseguido realizar minha atividade, observei que se eu quiser poderei publicar minhas idéias criando um artigo e publicando no Editando Hipertexto. O termo Hipertexto foi criado pelo escritor filosofo Ted Nelson.




UNIDADE III – Prática Pedagógica e Mídias digitais

Atividade 2 – Planejamento da Atividade Prática

Professora Formadora: Maria de Fátima

Tema: Importância da Produção textual

Autores: Edilei Souza Ribeiro
Joelson Santos Silva
Irene Araújo de Alcântara
Maria Divina de Siqueira

Instituição: Escola Estadual Dr. José Feliciano Ferreira
Estrutura Curricular: 6º Ano de Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Linguagem (Língua Portuguesa, Artes).

Conteúdo: Produção de texto - História em quadrinhos.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos para a leitura, desenvolver o potencial criativo, trabalho em grupo, socialização, criação de diferentes tipos de texto. O aluno aprende e se diverte ao mesmo tempo, a partir do momento em que a criança se relacione bem com as histórias em quadrinhos, pois, faz parte da realidade de todas elas.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá trabalhar ONOMATOPÉIAS. Lembrando aos alunos que em histórias em quadrinhos estes recursos são muito usados.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

O professor poderá pedir aos alunos que levem gibis para a sala de aula.
Tire uma aula para que eles se familiarizem com as revistas, deixe que leiam a vontade fazendo troca de revistas entre si.

2ª aula.

No laboratório de informática
O professor deve chamar a atenção dos alunos para os diferentes tipos de balão: do grito, cochicho, pensamento. Levar os alunos para o laboratório de informática. Pesquisando no site:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html.
Deixe que os alunos entre no site e viagem pelo mundo da imaginação, conhecendo e aprendendo todos os recursos necessários para produzirem HQ.

3ª aula.

Na sala de aula.
Agora mãos na massa! Vamos começar produzir nossa HQ. Vamos pensar em nossos personagens. Cada aluno vai criar um HERÓI e um VILÃO, se não tiver habilidade para desenhar pode usar colagens.Fica muito bom.

4ª aula.

Propor aos alunos que pensem no assunto da HQ. Podendo fazer um rascunho no caderno para aflorar a imaginação. Minha HQ.Qvai falar sobre o quê?
-amor
-ação
-futebol
-amizade
-plano para acabar com o inimigo
-escola
-animais.
Os alunos podem pensar em outras opções.

5ª aula.

Usando papel, tesoura, cola lápis de cor, lápis preto, recortes, régua e imaginação podem criar boas HQ. Se precisar, pode levar os alunos para a sala de informática entre novamente no site recomendado e tire quaisquer dúvidas que possam surgir.
Esses momentos de produções dos alunos serão fotografados.

6ª aula.

Agora é hora de mostrar as obras de arte dos alunos. Organizando com a coordenadora um momento para fazer a MOSTRA dos gibis, na sala para os demais colegas e falando o porquê escolheu este determinado tema.
Recursos Complementares

DICA E SUGESTÃO:

Trabalhar em parceria com o professor de Artes.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados quanto ao interesse e envolvimento com o trabalho no decorrer do mesmo, criatividade, liderança, trabalho em grupo.